Boyd Cohen tem estudado as chamadas Smart Cities. Um tema atual, com potencial mediático e que nos faz parar para ver do que se trata e tentar perceber se a nossa cidade também se poderá enquadrar nas ditas Smart Cities. Segundo o próprio, não é fácil definir o conceito de "Smart Cities". Encontrou uma definição própria, que o deixa mais satisfeito do que a tradicional definição. Assim, Smart Cities são cidades que utilizam as tecnologias de informação e comunicação para aumentar a eficiência e uso inteligente dos seus recursos, tendo como resultado a redução de custos e energia, melhoria do desempenho na prestação de serviços aos cidadãos e melhoria da qualidade de vida, assegurando simultaneamente, uma redução da pegada ecológica.
A sustentabilidade destas cidades deverá ser assim baseada na inovação e nas boas práticas ambientais.
A partir de um conjunto de estudos sobre ambiente, qualidade de vida, inovação e outros, fez um ranking global das smart cities. Ficam listadas as cidades que compõem esse classificação:
10.ª - Barcelona;
9.ª - Hong-Kong
8.ª - Copenhaga;
7.ª - Berlin;
6.ª - Tokio;
5.ª - Londres;
4.ª - Nova Iorque;
3.ª - Paris;
2.ª - Toronto;
A primeira cidade do ranking surpreendeu o autor, não só pela sua discrição, mas também por ter sido a única cidade a obter uma classificação no top 10 em todos os fatores avaliados. Não será menos importante a definição de um conjunto de programas de melhoria de médio/longo prazo que envolvem toda a sociedade.
Esta cidade é VIENA.
Pode-se ver mais em The top 10 smart cities on the planet
Sem comentários:
Enviar um comentário