A criatividade é uma arte que só evolui com muita prática, e o exercício criativo pode estar presente nos 4 Ps do Marketing. Conhecido como Marketing Mix, os 4 Ps Product, Price, Place e Promotion) são a base para todo e qualquer produto ou serviço que se queira lançar no mercado. Numa abordagem direta e minimalista, o processo criativo está associado ao formato e à mensagem que pretendemos passar ao público alvo(mercado) de maneira a provocar a necessidade de consumo.
Ao longo do meu percurso profissional, descobri com a própria prática, que a criatividade tinha de estar presente em todas as fases e que a Inovação tinha de ser uma constante. Hoje, para vendermos o nosso produto ou serviço temos de ser criativos da maneira como concebemos o mesmo, temos de ser criativos para coloca-lo no mercado a um preço competitivo e sustentável, temos de ser criativos na escolha dos canais de distribuição e temos de ser muito, mas muito criativos, na maneira como comunicamos e vendemos o nosso produto ou serviço.
É ruinoso para qualquer produto, por mais fantástico e inovador que possa ser, se a capacidade de entrega, comunicação ou venda é ineficaz. Da mesma maneira, a criação de grandes expetativas junto dos clientes, pode ser um desastre, quando a nossa capacidade de entrega do serviço é lenta. Temos de ser criativos e saber ajustar a nossa estratégia, o nosso discurso, de maneira a transformarmos as nossas fraquezas em oportunidades de melhoria. Temos de ser criativos da maneira como abrimos a porta ou atendemos o telefone aos clientes, temos de ser criativos da maneira como apresentamos as propostas comerciais, temos de ser criativos da maneira como analisamos a satisfação dos clientes, enfim…Temos de ser criativos sempre e o exercício de saber estimular todas as partes interessadas dentro das organizações à volta da Criatividade/Inovação é uma arte ainda maior. Até lá!
Sem comentários:
Enviar um comentário