2024-03-22

MUDA, antes que tenhas de o fazer! Jack Welch

Jack Welch dizia: "Muda, antes que tenhas de o fazer", frase em que destaca a importância da adaptação e inovação permanentes, em prol do sucesso. Enfrentar os desafios decorrentes da transformação da sociedade e do negócio incentiva as empresas a adotar estratégias que promovam uma cultura de inovação, o envolvimento dos trabalhadores e a comunicação transparente e contínua. Empresas que se transformam e encontram formas de responder e antecipar as mudanças, têm uma probabilidade maior de continuar no mercado de forma saudável e sustentável.

As empresas que apareciam neste grupo das marcas mais valiosas do mundo promovem a mudança. Vão ao encontro da mudança de variadas formas. E têm uma cultura que lhes permite, não só promover a inovação internamente, mas também estar atentas ao que se passa no mercado, de forma a responder, a antecipar e a promover a mudança.

Poderiamos dizer que essas mudanças acontecem, porque são multinacionais com recursos infindáveis e que podem gastar muito na inovação. Claro que sim. É sempre importante ter recursos para facilitar a vida. No entanto, é mais uma questão de atitude. As empresas que tenho seguido na área da inovação, nem sempre têm os recursos necessários, mas têm uma atitude orientada para a inovação. Desta forma, encontram recursos onde parecia não haver, de várias formas, sejam elas financiamento direto, ou parcerias.

Um dos casos que acompanhei durante algum tempo, não tinha condições para ser um dos grandes inovadores do mercado, pois competia com multinacionais com departamentos dedicados à Investigação e Desenvolvimento, mas assumia-se como estando na segunda linha da inovação. Sempre que saia um produto novo da concorrência, compravam o produto e dissecavam, ao detalhe, todos os seus componentes, e desenvolviam um produto que cumprisse o mesmo, com funcionalidades e desempenhos melhorados. O seu desenvolvimento tinha menos custos e era mais rápido que o original.

Agora imaginem uma equipa de fórmula 1 que opte por não mudar... É fácil perceber que ainda faria o pit stop em 2 minutos, e não acompanhariam as atuais equipas, que fazem o pitstop em 2 segundos. O destino de uma equipa destas? Desaparecer...

O risco de quem não se atualiza, de quem não faz por mudar, é desaparecer, ou tornar-se insignificante e reduzida a um nanonicho mais relacionado com algum tipo de culto do que de sustentabilidade. Os exemplos são vários e muitos já ouvimos falar de casos como a Blockbuster, a Nokia, a Xerox, a Kodak, Yahoo, Blackberry, Polaroid, entre muitas outras. Estes são casos que vale a pena analisar e perceber os motivos da sua falência ou retirada de um setor, mas resumidamente, podemos dizer que não se adaptaram, não inovaram ou não implementaram as suas inovações.

Se alguma lição podemos retirar destes casos é a aplicação direta da frase de Jack Welch: "MUDA, antes que tenhas de o fazer!" e eu acrescentaria porque correr o risco de, quando te aperceberes que tens que o fazer, já não ir a tempo.

Aposta na Inovação e na Gestão da Mudança e lembra-te:

Inovar Faz Bem!







Sem comentários: