2024-03-14

COACHING: Desbloquear o potencial de uma pessoa... Ajudar a despertar o seu melhor!

Não se pode ensinar nada a um homem;
Só é possível ajudá-lo a descobrir por si mesmo!
Galileu Galilei

A nossa vida e a nossa sociedade é cada vez mais exigente. Qualquer pessoa corre o risco de ser levado pelo ritmo frenético da vida atual. É fundamental ter momentos de paragem para que cada um possa determinar o que quer da vida e como o podemos alcançar. O Coaching é uma excelente prática para quem quer perceber melhor qual o seu propósito e trabalhar formas de o alcançar. Assim, ficamos com a possibilidade de alcançar mais facilmente os nossos objetivos, e saborear a vida... Como diria Clarice Lispector, “a vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender”.
Foto: MART PRODUCTION, em Pexels
Nos dias de hoje é fundamental percebermos alguns aspetos importantes da nossa vida. Quais os meus valores? Estou a ter uma vida coerente com os meus valores? Que objetivos tenho para as várias áreas da minha vida? Em que áreas devo aprender mais?

Tenho as competências necessárias para cumprir com os objetivos da minha vida? Cumpro os meus objetivos? O que faço em cada dia para tornar a minha vida mais significativa? O coach ajuda a encontrar as perguntas certas para poder procurar as respostas e pôr em prática as decisões determinadas. A palavra coach tem origem nos primeiros coches, que surgiram por volta do século XV, em Kocs, Hungria. Estes coches eram conhecidos pela sua excelência e faziam a ligação entre Viena e Budapeste. Apesar de vários nomes em várias línguas, a palavra original resistiu e mantem-se associada ao transporte de pessoas de um lado para o outro. O coaching é, precisamente, um processo de transporte de uma pessoa de uma realidade atual para uma realidade pretendida.

"Muda, antes que tenhas de o fazer" — Jack Welch

Coaching é reflexão seguida de ação e novo ciclo de reflexão/ação até ao alcance dos objetivos pretendidos. Pode ser aplicado a pessoas individualmente ou a equipas, sempre com o objetivo de um desenvolvimento otimizado, focado e equilibrado, levando a melhores desempenhos decorrentes de uma maior satisfação com a vida.

"O adversário dentro da própria cabeça do jogador é mais formidável do que o que temos do outro lado da rede" — Gallwey

Expetativas habituais relativas a um processo de coaching:
- Apoio para iniciar um novo caminho;
- Descobrir como realizar sonhos, alcançar objetivos;
- Obter maior satisfação com a vida;
- Encontrar mais sentido, significado, propósito para a vida;
- Mudança de perspetiva sobre algo na vida;
- Plenitude, preenchimento ou felicidade na vida;
- Melhorar relações com parceiros, família, colegas, ...
- Mais equilíbrio, liberdade, paz interior ou qualidade de vida;
- Apoio para tomada de decisões;
- Mudança, melhoria ou impulso na carreira;
- Melhoria do desempenho no trabalho;
- Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
- Viver mais alinhado comigo e com os meus valores;
- Obter mais motivação na vida e no trabalho;
- ...

Coaching é um processo de desenvolvimento humano que apoia a exploração e desenvolvimento das competências internas orientando-as para o alcance de objetivos positivos/ecológicos.

Com aplicação a nível Pessoal e Profissional. 
Informação adicional: pmcpaiva@gmail.com



Sem comentários: