2010-07-09

Inovação de Marketing


Implementação de novos métodos de marketing, envolvendo melhorias significativas no design do produto ou embalagem, preço, distribuição e promoção.
A distinção de outras actividades de marketing tem a ver com o carácter inovador para as empresas.
O objectivo é aumentar as vendas através da melhor satisfação das necessidades dos mercados, da alteração de posicionamento ou da abertura de novos mercados.
Produto: alterações significativas no design do produto, nas suas funcionalidades, na forma e aparência, sabor, fragrância, embalagens.
Preço: introdução pela primeira vez de novas estratégias de preço (ex: preços diferenciados, leilões, gestão da capacidade, preços diferenciados por segmento de mercado, descontos, etc.).
Distribuição: Introdução de novos canais de vendas, entendido como métodos utilizados para venda dos produtos ou serviços e não métodos de logistica (ex: utilização de sistemas de franchising, abertura de lojas próprias, novos conceitos de licenciamento, novos conceitos para apresentação dos produtos, etc.).
Promoção: utilização de novos conceitos e técnicas. Primeira utilização de publicidade na TV, marca, alterações de símbolos e da imagem corporativas, introdução de um sistema de informação personalizado, cartões de fidelidade, etc.).
Fonte: NP 4456:2006 – Terminologia e definições das actividades de IDI

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