2010-07-21

Nintendo: Hanafuda --> Super Mario --> WII --> ... -->...

No início da década de 80 o mercado de videogames entrou em decadência. Marcas como a Atari e Intellvisio, que detinham quotas importantes deste mercado, resolveram reorientar a sua estratégia e sairam deste mercado, fruto da sua análise e de pesquisas feitas na altura que diziam que os consumidores tinham perdido o interesse.

A Nintendo, com base nos mesmos estudos, optou por uma estratégia diferente: investiu tudo no sector das diversões electrónicas, mesmo com o seu forte associado aos jogos de cartas tradicionais (localmente, pois provavelmente não conhecem a bisca dos nove ou a sueca).O seu mercado alvo foram as crianças de 5 a 7 anos. Estas não tinham as resistências de outros mais velhos que tinham conhecido os jogos tradicionais. Esta foi uma porta de entrada para as casas das pessoas.

Depois de entrar pela porta dos fundos, foi mais simples que outros elementos das famílias se entusiasmassem com os jogos, até porque viam que eram diferentes dos jogos que conheciam. Jogos como o SuperMario Bros eram extremamente divertidos e os elementos mais velhos eram contagiados pelo entusiasmo dos mais novos.

Assim, foram desenvolvidos novos jogos com desafios diferentes e adequados a outras idades, garantindo o rejuvenescimento do sector e ficando com quotas de mercado na ordem de 80%, num segmento que tem tido um enorme crescimento.
(Baseado no livro "Janelas de Oportunidades", e na www.wikipedia.org)

Neste caso existe inovação a que nível? Processos, Produtos/Serviços, Marketing, Organizacional?

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