2022-11-16
Os 3 Gerentes
O envolvimento da gestão de topo tem impacto nos projetos de mudança das empresas?
Eu não tenho dúvidas que é um princípio elementar para a prosperidade e efectividade do projeto. Os meus dois clientes mais recentes levam a sério este envolvimento.
No primeiro cliente, 3 gerentes assistiram a uma formação de longa duração, sempre com entusiasmo. Houve uma situação pontual em que 1 teve que faltar e avisou-me com uma certa consternação por não ter conseguido estar presente. Iniciamos recentemente um projeto de coaching empresarial, que envolve algum acompanhamento e disponibilidade. Os 3 gerentes, apesar da sua ocupação intensa, têm estado sempre presentes e salvo momentos excepcionais, com o telefone desligado e muito envolvidos no projeto.
No cliente mais recente, apesar dos laços de amizade que nos unem há uns anos, é a primeira vez que trabalho com eles. Não foi surpresa a sua disponibilidade e empenho no projeto. Houve de imediato uma vontade imensa de estar envolvidos e de envolver outras pessoas. Os 3 gerentes estão envolvidos e mergulharam de cabeça no projeto.
Sei que tenho sorte. 1/3 do caminho está feito. Agora é aproveitar esta vontade para criar impacto positivo forte nas equipas envolvidas e nas empresas e alcançar os objetivos a que nos propusemos.
2022-10-12
Viagens ao mundo da formação * 2022 Janeiro/Setembro
"Aprendemos melhor nos momentos de diversão"
Sabemos que temos que "aprender até morrer", para conseguirmos ser úteis para nós próprios, para a nossa família, para a nosa comunidade, para a nossa organização, para o nosso mundo.
Assim sendo, porque há tanta gente a colocar obstáculos quando há formação?
A minha perspetiva é que muitas formações são uma seca. E se o trabalho já é, muitas vezes, desgastante, porquê aguentar umas horas de formação adicionais?
Ralph Smedley, fundador dos Toastmasters, afirma que aprendemos melhor quando nos divertimos.
Eu concordo e tenho a sorte de, uma maioria das pessoas que têm formação comigo, darem um feedback muito, mas mesmo muito bom.
Este ano tem sido de grande intensidade e tenho tido muitas solicitações em várias áreas. Destacam-se as áreas de criatividade e inovação, de liderança e gestão de pessoas e de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (via eneagrama e coaching).
Tem havido a oportunidade de trabalhar com boas empresas. Algumas delas têm sido boas surpresas, pois tenho feito pouca ou nenhuma promoção dos serviços. No entanto, parece que o boca a boca tem mesmo um efeito considerável e novos clientes aparecem, com novos desafios.
Assim, de forma muito resumida, tem havido muita interação nestas áreas com clientes e parceiros que muito contribuem para a minha realização pessoal e propósito, e para os quais, eu dou o meu melhor para os ajudar a ser melhores organizações, com melhores pessoas, com melhor desempenho e com melhor ambiente.
Podem ver a seguir a diversidade de clientes e parceiros com que vou trabalhando e que tanta alegria me dão, e eu sei que também dou a cada um deles:
Os testemunhos dos projetos levados a cabo têm sido entusiasmantes e tenho ouvido por diversas vezes que "é uma das melhores formações que já tive.", independentemente da área em que estou a trabalhar. Digo-vos que não é um dom natural, ou um talento divino que tenha recebido à nascença, mas sim o fruto de muito trabalho e dedicação, para dar a cada um dos clientes algo que lhe seja útil e que o torne um pouco melhor do que antes da minha presença. E por cada cliente satisfeito e que o partilha comigo, fico imensamente orgulhoso e com uma responsabilidade acrescida de assegurar que as formações e demais desafios continuam em patamares de excelência, pois adoro encantar os meus clientes e ter esse feedback!
Por isso, nunca é demais dizer que é uma enorme gratidão que tenho com estas empresas e instituições, que proporcionam participar nestas ações em que todos aprendemos e evoluímos. Continuo a agradecer a sorte que tenho em ter grupos dinâmicos, participativos, com sentido critico e com vontade de aprender. Facilitam muito a minha vida ;).
Podem ver alguns testemunhos que vou guardando, para me motivar a continuar a preparar dedicadamente, aqui. São apenas alguns dos muitos que vou recebendo e que me dão muita alegria.
A acrescentar às formações, existem tertúlias, workshops, consultoria e auditorias que contribuem igualmente para a melhoria das pessoas e das organizações. Este ano, além dos clientes acima, em que, nalguns deles, estes trabalhos são feitos simultaneamente com as formações, ainda tenho a agradecer a variados clientes que me lançam diferentes desafios e que têm um papel importante na minha missão de ajudar pessoas e empresas a serem melhores.
A todos, um muito obrigado e, sempre que precisarem:
Contactem-me para informações nestas áreas.
Contactem-me para manifestar o vosso testemunho sobre as formações.
Contactem-me para proporem desafios novos desafios.
Os meus contactos são para serem usados:
e-mail: pmcpaiva@gmail.com
Telefone: 966.353.017
- Great Minds, Beautiful Sunsets
- Um segredo sobre os médicos
- CHUC: Como Comunicar
- Autolideranca no Hospital Pediatrico de Coimbra
- Retiro no Alentejo com Autoconhecimento
- Já jogaste xadrez só com cavalos?
- Viagens ao mundo da formação * 2021 Janeiro/Julho
- Viagens ao mundo da formação * 2020: um ano On-Line
Vida Longa e Próspera!
2022-09-26
Great Minds, Beautiful Sunsets by Soluções Ideais
- Sessão de Criatividade - GRI alargado, que tive o prazer de dinamizar;
- Demonstração Gastronómica: Como os processos criativos do mundo gastronómico e empresarial se cruzam e podemos aprender mutuamente; O Chef Ferran Arnau trouxe um momento mágico ao Sunset!
- Seguiu-se um convívio com música, convívio e pôr-do-sol! Abundante, foi a comida, bebida, dança e conversa!
- Mesmo o final, com o arrumar de todo o espaço, serviu para reforçar laços.
- Finalizámos com um jantar leve...
Vida Longa e Próspera!
2022-07-06
Um segredo sobre os médicos…
Liderança e Resolução Criativa de Problemas
Foi dia de trabalhar o tema da criatividade e a resolução criativa de problemas com médicos. E descobrimos algo sobre estes profissionais que, de uma forma ou de outra, passam nas nossas vidas e a impactam.A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos proporciona aos seus associados um programa de liderança, no qual trabalhamos vários temas relevantes para a liderança destes médicos, nas suas estruturas. O tema mais recente foi a Resolução Criativa de Problemas.
No início da sessão, nas conversas introdutórias, ficámos com a sensação que não havia criativos na sessão. É natural. Médicos criativos? Só os que têm como ocupação de tempos livres a pintura, ou a escrita, ou qualquer arte que lhes permita relaxar. Claro que muitos perguntarão “tempos livres? o que é isso?”. Os últimos anos têm exigido muito esforço e grande dedicação. Esta falta de tempo de lazer, em condições normais, é um obstáculo à criatividade. No entanto, ao longo da sessão, fomos encontrando vários exemplos de criatividade na resolução de problemas do dia a dia. As exigências e os desafios que se apresentaram neste período de pandemia fizeram com que muitas respostas criativas aparecessem para fazer face a dificuldades várias. Desde a necessidade de reformular horários, passando pelas necessidades de equipamento (lembram-se das máscaras com acetatos?)... são diversas as respostas criativas que surgem, quando há necessidade. Por algum motivo se diz que a necessidade aguça o engenho.
Um segredo sobre os médicos...
E assim, descobrimos um segredo, que era desconhecido até para os próprios médicos presentes… Eles são criativos… Foi uma surpresa geral saber que todos somos criativos. Claro que há diferentes intensidades de “furor criativo” e a criatividade de cada um de nós é influenciada por vários factores, dos quais destacamos:- o contexto - o local onde estamos, quer em termos de infra-estruturas físicas e condições para a criatividade, quer em termos de cultura organizacional, nomeadamente através da abertura a novas ideias, ao questionamento e à curiosidade;
- a personalidade - mentes divergentes e mentes convergentes têm uma formas diferentes de estar, estando as mentes divergentes mais abertas à novidade e com um pensamento tendencialmente disperso, e as mentes convergentes muito mais focadas e orientadas para fazer o que tem que ser feito, seguindo regras e orientações definidas.
- as técnicas criativas, aka ferramentas da criatividade - as ferramentas ajudam-nos a ir mais longe e com uma sistematização que o pensamento livre puro não permite. A utilização de ferramentas aumenta o desempenho quer individual, quer de uma equipa.
A nossa atividade de Resolução Criativa de Problemas foi magnífica. É uma honra ser dinamizador destas sessões, com pessoas que passam a vida a salvar vidas.
Obrigado à SCROM e a todas as participantes. Que tenham uma vida longa e próspera…
2022-06-02
Como Comunicar: CHUC
A formação como comunicar, que foi ministrada no CHUC, é muito importante, pois comunicar é uma das competências absolutamente essenciais no trabalho de uma equipa e evita muitos problemas.
No caso do CHUC este trabalho a equipa é ainda mais importante. Depois de um período de pandemia em que houve um excesso de trabalho e uma pressão associada a tempos de grande dificuldade e muito trabalho extra, é bom que se promova a direção em todos os sentidos, de forma a estabilizar as equipas e perceber o que sente cada uma das pessoas que constituem a equipa e o que pode ser feito para melhorar as situações.
A formação "Como Comunicar" permite que as equipas e cada um dos seus membros, possam:
1. Coordenar-se melhor e manter o rigor e a ordem fundamentais para uma equipa de saúde;
2. Assegurar os cuidados com os membros da sua equipa;
3. Ter foco nos objetivos da equipa e na eficiência do trabalho;
4. Assegurar uma veia criativa e uma capacidade de ser original, que permita lidar com vários problemas do dia-a-dia;
5. Aumentar o conhecimento organizacional e pessoal;
6. Assegurar um sentido de comunidade e da lealdade em dias em que nem sempre é fácil isso acontecer;
7. Ter a capacidade de ver o futuro e de apontar caminhos que nos permitam alcançar a nossa visão e cumprir o nosso propósito;
8. Identificar oportunidades da equipa e competências; Assegurar a energia necessária para fazer o que tem que ser feito;
9. Ouvir todos e perceber o melhor de cada proposta, assegurando o envolvimento de todos e a tranquilidade necessária ao projeto.
Por tudo isto e muito mais, foi com uma enorme alegria, que completei mais uma edição do curso "Como Comunicar?" - já foram várias edições - em que, mais uma vez, estiveram presentes pessoas extraordinárias e que demonstraram um espírito de sacrifício e uma vontade enorme de fazer algo pelos outros.
A nobre missão de salvar vidas está bem presente e é importante que estas pessoas tenho a noção de como são importantes para toda uma comunidade.
Uma vida longa e próspera para a instituição CHUC e todos os que lhe estão associados, por tudo o que faz por nós e pelos nossos, todos os dias.
Autoliderança no Hospital Pediátrico de Coimbra
Um grande desafio com grandes momentos.
2022-02-05
Autoconhecimento através do Eneagrama na USF D. Francisco de Almeida, em Abrantes
Foto: Brett Sayles,Pexels |
Se dúvidas houvesse, a recente pandemia tornou claro, para os profissionais de saúde, a importância de ter equipas fortes, coesas e solidárias. Também se tornou claro que é fundamental assegurar estas características para assegurar o bom desempenho das equipas, garantindo o cumprimento da sua missão e, simultaneamente, o bem-estar de cada um dos elementos da equipa.
Uma das primeiras fases de desenvolvimento de uma equipa que procura a excelência, é o conhecimento profundo dos elementos da equipa: o que os motiva, quais os seus pontos fortes e debilidades, como reagem em situações difíceis, etc. Para conhecer os elementos da equipa, é fundamental o auto-conhecimento, pois vai ter elevada influência nas iterações entre os diferentes elementos e na equipa como um todo.
Têm sido muito interessante perceber que os profissionais de saúde estão cada vez mais conscientes da importância destas áreas de desenvolvimento para o seu desempenho profissional e com impacto na dimensão pessoal. Tem sido igualmente desenvolvido trabalho de Investigação sobre o impacto que o autoconhecimento tem nos profissionais de saúde, em diferentes dimensões e os resultados têm apontado, de forma clara, na importância do autoconhecimento na qualidade de vida e bem-estar dos elementos destas equipas.
Hoje foi dia de fazermos uma sessão introdutória ao Eneagrama na USF D. Francisco de Almeida. Foi muito interessante perceber as primeiras reações proporcionadas pelo conhecimento de si mesmo e dos demais elementos de equipa. Este foi um primeiro passo. O processo de autodescoberta que estes profissionais iniciaram, trará desenvolvimento pessoal e profissional, mesmo nos momentos mais difíceis que surjam ao longo do percurso, desde que haja vontade e persistência.
Fomos muito bem recebidos e o feedback foi bastante positivo. Foi dado o primeiro passo. É uma motivação enorme para todos os envolvidos.
Que se continue a trabalhar, de forma a prosseguir com o cumprimento de uma missão. A nossa e a da USF D. Francisco de Almeida.
Pedro Paiva e Inês Rosendo