2019-10-17

O Efeito Medici * Peters Café Sport * Cruzar diferentes conhecimentos para inovar



O Efeito Medici

Introdução 

O Peter café fica numa Colina da Horta, cidade portuária de uma das Ilhas dos Açores, no meio do oceano Atlântico. Assim que se chega às docas, no porto, percebe-se que este é um lugar especial. Ao longo dos pontões alinham-se brilhantes e coloridas pinturas de veleiros e de bandeiras - centenas e centenas, desenhadas por capitães e membros de tripulações que por aqui passaram vindos de todas as partes do mundo.


Situada entre América e a Europa, a Horta é um lugar onde os marinheiros que viajam pelo mundo param para uma pausa. Alguns dirigem-se às ilhas Fiji, outros a Espanha. Alguns estão na sua segunda volta ao mundo, outros simplesmente descansam antes da última etapa a caminho do Brasil. Provêm de diferentes culturas e têm passados variados. E todos eles convergem para o Peter Café Sport, um estabelecimento com ar rústico. Aqui podem recolher cartas com vários anos, escritas por outros viajantes planetários, ou simplesmente sentarem-se a falar, com uma cerveja ou um cálice de Vinho da Madeira na mão.

Quando vi pela primeira vez este estabelecimento, apercebi-me de que o seu ambiente sereno escondia na verdade um universo caótico - repleto que estava de ideias e de pontos de vistas oriundos de todos os cantos do mundo, tudo a mesclar-se e a colidir entre si.
- Ouve esta, eles não usam anzóis na pesca do esmerilhão em Cuba - dizia um visitante.
- Então o que usam? - pergunta o outro. 
- Trapos. A isca é coberta por um trapo. Quando o peixe morde no trapo, enrola-se no gancho e não se solta devido à fricção. Não fica ferido e pode ser libertado, sem nenhum problema. Isso é bastante bom. Talvez talvez pudéssemos usar algo desse género...

Aqui as pessoas participam naquilo que parece ser uma combinação quase aleatória de ideias. Conversa puxa conversa, e nunca se sabe que ideia surgirá a seguir. O Peter Café Sport é um ponto fulcral no mundo, um dos mais intensos que já vi.

Há outro lugar como o Peter Café Sport, mas não se situa nos Açores. Está nas nossas mentes. É um lugar onde diferentes culturas, domínios e disciplinas convergem em direção a um único ponto. A ligação que estabelecem permite o choque e a combinação entre conceitos estabelecidos, o que acaba por formar uma miríade de ideias inovadoras... 

E assim começa um livro aliciante sobre a inovação e sobre como a Intersecção é importante para a geração de novas ideias e da inovação.

2019-10-07

Coimbra Business School * Pós-Graduação em Marketing Digital


Qual a importância do Marketing Digital na nossa vida?
Quantas pessoas já compraram influenciadas pelo Marketing Digital?
Há políticos eleitos por ações relevantes no âmbito do Marketing Digital?
Devem as empresas devem estar presentes no mundo virtual?
Todos sabemos a resposta a estas questões. O Marketing Digital está muito presente nas nossas vidas, de forma transversal e diária. Dominarmos estes temas é fundamental e pode ser a diferença entre o sucesso ou insucesso de uma ideia, de um projeto, de uma mensagem ou de uma organização. Por tudo isto, fico imensamente satisfeito por estar novamente presente nesta nova nova edição da Pós-Graduação de Marketing Digital, na Coimbra Business School. A partilha dos conhecimentos é, para mim, uma missão de vida!

Estarei a partilhar com os alunos os meus conhecimentos em Criatividade e Inovação para que possam ter uma base sólida para procurar e encontrar formas diferentes de resolver os múltiplos problemas que se colocam no dia-a-dia do marketing digital.

 A Pós-Graduação está muito bem definida e partilho a informação com todos os interessados:

ÂMBITO E OBJECTIVOS

Esta Pós-Graduação visa proporcionar os instrumentos necessários para que os empreendedores triunfem na economia digital. Para tanto, torna-se fundamental que adquiram novas valências em marketing digital, de forma a enfrentarem os desafios de uma realidade em que o online se afirmou imperativamente. Constitui objectivo primordial da Pós-Graduação em marketing digital promover o desenvolvimento de competências para a concretização de estratégias de marketing digital e de blended marketing integradas na visão estratégica das empresas.

Pretende-se, assim, que:

- Dominem os princípios de funcionamento do Marketing Digital;
- Conheçam e sejam capazes de aplicar técnicas analíticas de Social Media;
- Conheçam os princípios e as métricas do Marketing na Internet;
- Dominem as técnicas a adoptar na perspectiva de Search Engine Marketing, incluindo a gestão de campanhas AdWords e o desenvolvimento de estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Informação adicional em: Pós-Graduacao em MARKETING DIGITAL

2019-10-03

Rir no Trabalho * Proibido ou Permitido?

Rir no trabalho deve ser proibido ou permitido? Esta é uma não questão, do meu ponto de vista. Rir em qualquer lugar deve ser permitido. Aliás, deve ser promovido.

Photo by Priscilla Du Preez on Unsplash
Há algum tempo, dei um workshop sobre criatividade, em que se falou da importância da boa disposição e alegria em equipas que pretendiam ser criativas. Uma senhora disse que tinha sido despedida de um grande stand de automóveis por ter riso fácil e por soltar gargalhadas com frequência. Decidiu , instalar-se por conta própria e podia rir à vontade com os seus clientes ou com quem quer que fosse ao seu atelier. Pensei que estava a brincar... Só podia. O seu perfil de pessoa bem disposta e resolvida, o bem-estar que transmitia levou-me a pensar que estava a criar um momento para quebrar gelo entre as pessoas e proporcionar um momento de humor e de risada. Conseguiu... Ninguém acreditou que alguém fosse despedido por se rir! Até que a coisa ficou séria e viu-se uma pessoa amargurada pelo reviver dos momentos que partilhou connosco.

A nossa tradição associa o riso a uma certa irresponsabilidade, a "ser menos sério". Eu acredito que é precisamente ao contrário... Tenho tido exemplos de empresas com quem trabalho que provam que o riso, os bons momentos, as relações de bem estar no trabalho reforçadas por cumplicidade, risos e gargalhadas tornam as empresas mais competitivas, as equipas mais fortes e envolvidas, a relação com os clientes mais profunda, com maior confiança de parte a parte. Estes bons exemplos são em áreas bem diversas... Como a área imobiliária, tecnológica, industrial, e outras áreas que fazem perceber claramente de que, mais do que se faz, o importante é a cultura da empresa e a perspetiva da gestão de topo sobre estes temas e sobre as pessoas. Além desta perspetiva, é fundamental ver a prática, pois há gestores que têm uma perspetiva humanista, orientada para o bem-estar das pessoas, no entanto a voracidade do dia-a-dia não lhes permitem implementar as ações necessárias para operacionalizar as suas intenções!

Por tudo isto, considero que notícias como esta Alegria no trabalho a ciência diz que rir faz bem! são muito positivas e, apesar de muito breve e leve, partilho-a para que haja uma maior consciência da importância do bem-estar no trabalho e de que as empresas são beneficiadas com o riso, com o bem-estar, com pessoas felizes no trabalho.


Por Liliana Lopes Monteiro, em Noticiasaominuto/Lifestyle

Alegria no trabalho? A ciência diz que rir faz bem (pode avisar o chefe)

Será que o riso pode ser a chave para formar equipas de trabalho mais fortes e criativas? Cientistas dizem que sim.

Muitos acreditam que rir no escritório pode dar a impressão de pouca produtividade ou de incompetência.

Mas e se, em vez de ser um indicativo de ociosidade, rir com os colegas seja de facto algo que promova a criatividade e o trabalho em equipa? Aliás, é esta a indicação de vários estudos.

Para começar, o que é o riso?

Nas últimas duas décadas, estudos sobre o tema foram conduzidos pelo neurocientista Robert Provine, professor de psicologia na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.
"A gargalhada é um sinal social humano por excelência. Rir é conectar-se e relacionar-se", diz um trecho do livro ‘Laughter: A Scientific Investigation’ da sua autoria.

Provine apurou que estamos 30 vezes mais propensos a rir quando estamos acompanhados, comparativamente a quando nos encontramos sozinhos.

"Tendemos a ignorar o fato de que a evolução do riso se deve ao seu efeito sobre os outros, e não a algo para melhorar o nosso humor ou saúde", argumenta.

A investigação mostrou que, no ambiente de trabalho, o riso é desencadeado principalmente por conversas triviais. Quem não se lembra de situações no emprego em que uma simples conversa tenha acabado em gargalhadas? Não são piadas, mas momentos de conexão entre os colegas.

Mais ainda, o riso é um sinal subconsciente de que estamos num estado de relaxamento e segurança. Tal é importante, pois vários estudos apontam que quando os nossos cérebros estão relaxados, conseguimos associar livremente as ideias com mais facilidade, o que pode potencializar a criatividade.

Um outro estudo, conduzido pelos cientistas John Kounios, da Universidade Drexel, na Pensilvânia, e Mark Beeman, da Universidade Northwestern, em Illinois, mostrou que uma breve gargalhada aumentava em 20% a taxa de resolução de testes de lógica.

Mas, por quê? Segundo Kounios e Beeman, provavelmente a aparente falta de concentração relacionada ao riso permite à mente manipular e conectar conceitos de uma forma que a concentração restrita não conseguiria.

O riso tem, portanto, múltiplas funções. Faz-nos sentir mais conectados com os restantes membros da equipa e, como consequência, reduz qualquer possível bloqueio criativo, o que leva a mais ideias e por sua vez a uma maior produtividade.

2019-10-02

O que é o Eneagrama?

Conheço-me bem?
Qual é a minha personalidade?
Quais são os meus pontos fortes?
Quais os meus pontos fracos?
Que exercícios posso fazer para melhorar os meus pontos fracos?
Que exercícios posso fazer para reforçar os meus pontos fortes?



Porque é usado o eneagrama em grandes organizações de reconhecido valor como a Google, NASA, VISA, Apple, Coca-Cola, IBM, GM, entre muitas outras que se disponibilizaram a confirmar em público as vantagens de usar esta metodologia? Afinal, o que é o eneagrama?

eneagrama é um sistema  de autoconhecimento e, simultaneamente, conhecimento do ser humano, com benefícios diversos na vida pessoal e profissional. Promove a compreensão das forças motivadoras de cada pessoa e as causas dos comportamentos de cada um e daqueles com quem se relaciona, melhorando o trabalho em equipa.

Cada pessoa criou, ao longo da sua vida, mecanismos inconscientes de comportamentos e atitudes que ajudam a encarar o mundo e interpretá-lo de segundo determinado prisma. Existem 9 formas diferentes de encarar a realidade, que correspondem a 9 personalidades tipo, cada uma com a sua interpretação e método de atuação relativamente aos estímulos que permanentemente lhe chegam.

Ao estudar o eneagrama, existem vários benefícios. Alguns, são imediatos, como a capacidade de compreender e aceitar as diferenças dos outros, a maior competência para comunicar e a maior compreensão das verdadeiras e variadas motivações de diferentes pessoas. Outros, mais associados a um estudo profundo e com contínuidade do eneagrama, estão associados à compreensão do próprio e dos outros, aumentando a boa relação entre diferentes personalidades, a capacidade para pertencer ou liderar equipas e aproveitar ao máximo o potencial de cada elemento e ainda apoiar o crescimento das pessoas que o rodeiam e, consequentemente, o seu próprio crescimento.

O conhecimento e estudo do eneagrama transforma pessoas, fazendo com que compreendam situações que lhe ocorreram ao longo da vida e com melhorias evidentes na capacidade de melhor compreender o ser humano, melhorar o relacionamento consigo próprio e com os outros, e consequentemente, ter melhorias na vida pessoal e/ou profissional.

Vamos dar o primeiro passo?

pmcpaiva@gmail.com

2019-09-12




Se há sessões de criatividade altamente produtivas, hoje estivemos numa delas... 
Grandes ideias que surgiram... 
A sessão não chegou... 
O envolvimento foi tão intenso que nos esquecemos de registar o momento em sala... 
Continuámos a sessão no restaurante... 
E as ideias continuaram a fluir! 
Muito bom!

A acrescentar às sessões de criatividade que temos feito, esta malta é orientada para fazer acontecer!
Assim, acredito que muito em breve teremos projetos fabulosos, singulares e surpreendentes.

Aguardemos!

Vida Longa e Próspera!

2019-09-03

Apresentações em Público para Médicos * Ordem dos Médicos: Secção Regional do Centro


A grande maioria dos médicos tem que falar em público com muita frequência. O público pode ser composto por médicos, outros profissionais de saúde, utentes/doentes, imprensa, comunidade, forças políticas entre muitos outros potenciais públicos.

Nem sempre as competências de comunicação estão bem desenvolvidas. Os conhecimentos e competências técnicas são primordiais e, por vezes, desvalorizam-se outro tipo de competências. A grande maioria dos oradores que conheço, tem medo de falar em público. Mesmo os mais confiantes, e com grande experiência, têm algum medo. Pode haver criticas, pode fazer "má figura", pode haver questões difíceis ou pode não conseguir chegar eficazmente a pessoas diferentes. Não há qualquer problema em ter medo de falar em público, desde que os bloqueios criados, sejam ultrapassados e que não prejudiquem o nosso desempenho ao nível da comunicação.

Todos nós temos qualidades e capacidades oratórias. Algumas vezes, estão escondidas e os nossos medos, as nossas crenças diminuem a nossa eloquência, a nossa capacidade de passar as mensagens de forma clara, eficaz e apaixonada, para captar, manter a atenção do público e alcançar os objetivos propostos para o discurso.

Quando os nossos discursos são bons, conseguimos informar, explicar, ser rigorosos, persuadir e argumentar com facilidade e clareza. Não podemos esquecer que um bom orador, é uma pessoa com poder, pois pode persuadir e influenciar quem o ouve, mudando atitudes, comportamentos, pessoas e contextos.

O mais interessante é que a capacidade de bem falar em público, não é dom de alguns eleitos. Apesar de algumas pessoas terem traços de personalidade que lhes dão alguma vantagem inicial, qualquer pessoa tem a possibilidade de ser um comunicador de excelência, desde que aprenda as técnicas necessárias para melhorar as suas competências. É igualmente importante que compreenda que a melhoria das capacidades de comunicação é um processo que exige esforço, empenho, treino e prática regular consciente. Com base nestes pressupostos, cada pessoa deverá adaptar estas técnicas a si próprio, para assegurar que a excelência estará cada vez mais presente nas suas apresentações.

O segredo para fazer boas apresentações em público?
Aprender e… treinar, treinar, treinar…

A Ordem dos Médicos, Secção Regional do Centro, sabendo da importância das apresentações em público na excelência do desempenho dos seus associados e no seu bem-estar pessoal e profissional, vem dar a oportunidade dos seus membros para poderem aprender algumas técnicas que podem melhorar significativamente a sua capacidade de realizar excelentes apresentações em público e usufruir dos benefícios pessoais e profissionais resultantes do domínio destas competências.

Data e Horário: 
Sexta-feira, 27 de setembro de 2019, 14h30 às 18h30
sábado, 28 de setembro de 2019, 9h00 às 13h00 
Local: Sede SRCOM, sala Miguel Torga
Limite máximo de participantes: 20
Informação adicional: omcentro@omcentro.com | telefone: 239.792.920
Inscrições em: https://www.easypay.pt/form/?f=inscricao_formacoes_ordem_dos_medicos


2019-08-01

Como seria a Criatividade sem uma equipa magnifica?

Photo by Daria Nepriakhina on Unsplash

Como seria a Criatividade sem uma equipa magnifica?
Não sei, nem quero saber...
Quer dizer, sei, porque já estive a dinamizar grupos que não eram propriamente equipas!
No entanto, quero esquecer como são essas sessões, ou pelo menos, mantê-las o mais longe possível no tempo!
Ontem tive mais uma oportunidade de dinamizar uma sessão de criatividade fantástica.
Independentemente da área, sempre que vou fazer uma sessão de trabalho na Soluções Ideais (SI), muito bem liderada pelo Rui Guedes, saio com a sensação de dever cumprido e com a satisfação de mais um dia espetacular.

Ontem, confirmou-se... Outro dia de trabalho intenso, divertido e profícuo.

O objetivo foi responder a algumas questões internas da empresa, que precisava de ideias para fazer face aos seus desafios imediatos e de médio prazo. Houve uma fase de preparação com a definição rigorosa dos temas a abordar e houve uma escolha criteriosa dos elementos que participariam, de acordo com critérios da SI. A preparação e seleção de 11 elementos com potencial para acrescentar valor foi fundamental para o sucesso da sessão.

A sessão foi ambiciosa, pelo que o cronómetro nos esteve a acompanhar de forma permanente, promovendo o rigor e o cumprimento de tempos, embora algumas vezes fosse injusto, intrusivo e abusador, não dando tempo para esplanar tudo o que se pretendia... O tempo é tirano! Se eu mandasse, tínhamos o tempo todo do mundo! Mas o Kronos é quem manda. Apesar disso, os participantes responderam com uma capacidade de trabalho sob pressão muito boa, tendo produzido diversas potenciais soluções para os problemas que estavam em cima da mesa.

Foi aberto um leque de oportunidades que vai fazer correr muita água e saímos da sessão todos satisfeitos com os resultados e também porque o almoço estava marcado para as 13h00 e conseguimos estar no restaurante às 13h15, pelo que ninguém desfaleceu pelo caminho.

O almoço, foi a cereja em cima do bolo, decorreu num bom restaurante (Colo da Garça), tendo sido igualmente convidada a boa disposição que esteve presente, e nos proporcionou grandes gargalhadas e histórias magníficas e dignas dos mais conceituados argumentistas.

Voltando à pergunta que nos trouxe aqui "Como seria a Criatividade sem uma equipa magnífica?".
Bem... Hummmm...
É possível. É possível ter alguma criatividade sem uma equipa magnífica. É sim senhor!

Apesar disso, com uma equipa magnífica, o esforço é menor, o resultado é melhor e o processo é muito mais divertido.

Até breve. Vida Longa e Próspera!

2019-07-22

Eneagrama e a Liderança... Tertúlia na Cafetaria Aromas da Sé

Recentemente, veio a Lisboa um dos maiores especialistas em Eneagrama, reconhecido mundialmente pelos seus trabalhos no Eneagrama, como podem ver aqui. Falamos de Domingos Cunha, do Instituto Eneagrama Shalom (IESh), que tem alguns elementos na região Centro, nomeadamente em Coimbra. Nesta vinda, tive a oportunidade de participar num workshop de 2 dias sobre Eneagrama e Liderança.

No IESh, temos a prática de partilhar o conhecimento obtido com quem não teve oportunidade de estar presente. A cultura de partilha, colaboração e serviço está muito presente e, neste sentido, temos as tertúlias, que permitem partilhar os ensinamentos com os elementos do grupo que pretendam, mas também com pessoas que têm interesse em Eneagrama e no conhecimento proporcionado por este sistema. Além disso, a sabedoria popular diz-nos que quem ensina aprende duas vezes, e eu tenho comprovado permanentemente este dizer, ao longo dos anos.

Assim, marcámos a nossa Tertúlia para 20 de Julho à tarde, na maravilhosa "Cafetaria Aromas da Sé", em pleno Património Mundial da Humanidade. Esse foi um magnifico sábado de sol, que convidaria para outras aventuras em areia fina e com os pés molhados. Começamos por aproveitar a esplanada fantástica que a Aromas da Sé tem, e só depois de um banho de sol acompanhado por uma bebida refrescante, os corajosos que trocámos a praia pela cidade, seguimos para a sala interior para iniciarmos os trabalhos.



Na tertúlia estiveram presentes líderes de empresas, de equipas, de famílias e, em primeiro lugar e acima de tudo, líderes da própria vida. Esta última liderança será a mais importante e a que nos permite ser bons líderes em outras áreas. Só quem é capaz de ser liderar a si próprio, tem condições para liderar os outros.

Tive a sorte de estarem presentes lideres que admiro, que sigo com atenção e com quem vou estando sempre que tenho oportunidade para aprender com eles. Partilhei com quem esteve presente os ensinamentos, possíveis em tão curto espaço de tempo, que o Domingos Cunha nos trouxe. A seguir passámos para as dinâmicas e, mais uma vez, foi extraordinário poder aprender com quem está presente, com as suas histórias e experiências que tanto nos ensinam.

Para mim é magnífico poder partilhar o que vou aprendendo. Saio sempre com a sensação de que aprendi imenso, com a partilha de práticas e experiências de quem está a frente de equipas e organizações. Mais, quem não está à frente de empresas e instituições, surpreende-nos muitas vezes com histórias de liderança, e ficam com uma certeza acrescida de que são líderes em muitos momentos das suas vidas.

Quem esteve aqui, saiu com uma amostra do potencial do Eneagrama no que respeita à liderança.

Terminámos com uma atividade fundamental para as lideranças e que os líderes não devem esquecer... a celebração... a confraternização... os momentos para além do trabalho, tão importantes para reforçar laços entre pessoas, para reforçar o sentimento de pertença a uma organização ou equipa. ´No final, ficámos um grupo mais pequeno e fomos jantar a uma esplanada na Praça 8 de Maio, ao som do concerto do Coimbra Gospel Choir. Uma excelente forma de terminar uma Tertúlia sobre Eneagrama e Liderança.



2019-06-23

Há pessoas... há seres humanos a trabalhar nos CHUC


É possível mudar uma organização enorme com pequenas ações, ou são necessárias grandes intervenções para uma mudança efetiva?
Eu acredito que muitas pequenas ações têm grande impacto.
É fundamental serem implementadas de forma transversal;
É importante terem um processo de implementação contínuo e regular.

Recentemente, fui convidado para dar formação no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, no âmbito do projeto Humanizar, que tem como objetivos: "sensibilizar o universo hospitalar para a importância da adoção de uma cultura centrada no respeito pela pessoa doente e de quem dela cuida, promovendo, assim, a melhoria da atividade assistencial" e "constituir-se como um incentivo a um trabalho colaborativo que envolva profissionais de saúde, doentes e seus familiares".

Diga-se que nos vários locais na área da saúde onde tenho realizado atividade profissional, há algumas características que afetam todos os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos, terapeutas, farmacêuticos):

  • Há muita gente cansada, diria mesmo esgotada.
  • Não percebem muitas das orientações que vêm do governo central.
  • Sentem-se injustiçados em muitas áreas da vida profissional.
  • Começam a  ter reservas/queixas das outras classes profissionais que fazem parte das suas equipas.

No entanto, esta formação foi maravilhosa e faz acreditar que há esperança, por vários motivos:
#1. Poder retribuir, mesmo que de uma forma ínfima, ao que os profissionais de saúde dão à sociedade em geral
#2. Perceber que, apesar de alguns estarem apenas à espera da reforma (e não está diretamente relacionado com a idade, o que é surpreendente), a grande maioria das pessoas com quem contactei  adoram o que fazem, disseram que a sua vida profissional faz mais sentido naquele espaço, fazem tudo pelos outros de forma altruísta e são pessoas como nós, são humanos, com as suas histórias, as suas dificuldades, as suas perdas, os seus problemas, as suas necessidades e também com os seus desejos, sonhos, interesses, bons momentos, com as suas alegrias, com amigos, que precisam que se goste deles, que gostam de ser tratados com respeito e que gostam de desporto, de motas, de carros, de dança, de passear e de muitas outras atividades. Foram cerca de 150 pessoas que me provaram tudo isto ao longo da formação e, curiosamente, concluí que são pessoas como em qualquer outro setor de atividade, mas com a dificuldade acrescida de lidar com o sofrimento de muita gente que vai aos CHUC à procura de ajuda. Por outro lado, têm em contacto em primeira mão com a felicidade de ver famílias crescerem, ou enfermos recuperarem.

Para mim, foi uma enorme satisfação estar com estas pessoas e saber que há muitos bons profissionais. Se as políticas forem adequadas, se os líderes das equipas forem líderes de facto, no que respeita ao mais importante em qualquer organização, aka as pessoas, existem todas as condições para realizarem um bom serviço na missão nobre de promover a saúde e o bem-estar na nossa comunidade, no nosso país. Relativamente a estes profissionais:
Percebi que estão disponíveis para ajudar quem precisa.
Percebi que estão com vontade de corrigir aspetos menos bons.
Percebi que podem ser altamente colaborativos.
Percebi que, por vezes, fazem milagres com os poucos recursos que têm ao seu dispor.
Percebi que se entregam com um enorme espírito de missão, se admirarem e respeitarem o líder das respetivas equipas.
Percebi que são seres humanos... e isso é maravilhoso.

Adorei cada momento que estive convosco. Obrigado por toda a vossa entrega e alegria. Desejo que continuem o vosso trabalho com a alma que pude ver que existe em cada um de vós.

Vida longa e Próspera é o que vos desejo!

2019-06-14

Crioestaminal: uma fonte de inspiração no bem-estar dos colaboradores!



E se o bem-estar dos colaboradores for visto como um factor potenciador do sucesso de uma organização?

Haverá quem me chame utópico, idealista, outros dirão que é o caminho certo e só pode ser por aí… A teoria X e Y de McGregor pode explicar facilmente estes pontos de vista tão distintos. E dá-nos pistas para perceber como é uma organização o espelho do seu líder…

Tenho tido a sorte de trabalhar com várias empresas que têm uma filosofia de base orientada para o bem-estar dos seus colaboradores. Normalmente, nota-se nos resultados e no ambiente positivo que se encontra.

Uma destas empresas é a Crioestaminal, que acredito que a maioria das pessoas conheça, sem necessitar de aqui estar a explicar a sua atividade. Tenho sido convidado nos últimos anos para fazer as auditorias internas de acordo com a ISO 9001:2015. Encontro vários factores admiráveis e que contribuem para o seu sucesso. Deixo-vos os que considero serem mais relevantes para o sucesso da empresa:
#1. Pessoas;
#2. Processos orientados para resultados;
#3. Liderança.

#1. Pessoas * Relativamente às pessoas, existe uma grande preocupação e um investimento no bem-estar dos colaboradores e em assegurar que os seus colaboradores têm as condições e os meios necessários para ir ao encontro da missão de cada um.

#2. Processos orientados para os resultados * É dada uma enorme relevância à análise e implementação de processos adequados aos resultados pretendidos, investindo-se o necessário para assegurar o rigor e o acompanhamento constante destes processos, avaliando desvios e intervindo sempre que necessário.

#3. Liderança * Poderia dizer muito sobre a liderança… Poderia testemunhar como têm tanto para ensinar sobre os processos de liderança… Podia falar sobre o apoio aos colaboradores para que estes alcancem os seus objetivos... Poderia falar na orientação para o cliente... e em tantas outras coisas! No entanto, vou resumi-lo numa única palavra: presença. As pessoas sabem que os seus líderes estão presentes nos bons momentos e nos menos bons; sabem que podem contar com eles; sabem que eles estão presentes e conhecem detalhadamente os processos, apoiando na análise, promovendo a responsabilização de cada área, confiando nas suas pessoas… E se mais não houvesse que comprovasse o envolvimento e dedicação dos líderes em causa, a presença da gestão de topo durante os dois dias de auditoria seriam suficientes para demonstrar a consciência que têm da importância da sua presença e do seu conhecimento dos processos; tudo isto sem sufocar ou ofuscar as pessoas de cada processo, pessoas estas que são defensoras virtuosas e intrépidas das suas equipas, dos seus processos e da sua empresa.

Por estes e por outros motivos, sempre que vou à Crioestaminal, saio rejuvenescido e com vários testemunhos na primeira pessoa sobre como é possível ter, simultaneamente, sucesso e preocupação com o bem-estar das suas pessoas.

A Crioestaminal é um exemplo vivo de como colaboradores satisfeitos defendem a empresa e contribuem para o seu sucesso.

Obrigado, Crioestaminal… Pela vossa missão na sociedade e por serem uma fonte de inspiração!

2019-06-12

Soluções ideais e o Eneagrama * Fazer a nossa sorte...

A imagem pode conter: texto



"Escalar colinas difíceis requer um ritmo lento no início." 
William Shakespeare

A Soluções Ideias é uma empresa com um percurso exemplar no sector imobiliário português. Tem crescido a um ritmo muito bem, e a sua gestão aposta fortemente na formação dos seus colaboradores para que o seu desempenho os leve no caminho da excelência. Agora, está concentrada em subir uma colina difícil, mas com um imenso tesouro de conhecimento e sabedoria sobre as pessoas.

Começou um percurso transformacional que passa por várias etapas, com base no Eneagrama. Este percurso iniciou de forma lenta, mas consistente. Após a identificação das personalidades, há agora um tempo para reflexão e para aprofundar os conhecimentos relacionados com os conceitos e análises realizadas. O caminho irá prosseguir em breve com novos desafios que tornarão os colaboradores melhores pessoas e, consequentemente, a empresa melhor.

Para mim é um prazer e uma honra acompanhar-vos neste caminho que sei que vai ser profícuo para todos.

Embora não vos tenha dito, continuo a surpreender-me com as descobertas que cada um de nós pode ter sobre si próprio. Ver rostos pensativos, espantados, surpreendidos e/ou iluminados é algo que me continua a dar uma motivação enorme para continuar este processo. Ver a melhoria das pessoas, das equipas, das organizações é altamente compensador e cada processo tem um contributo, mesmo que ínfimo, para a minha missão.


Agora, é tempo de pensar, refletir, consolidar convicções ou aprofundar dúvidas sobre os tipos que cada um encontrou e durante umas semanas ter a consciência clara dos meus comportamentos e motivações no dia a dia. É tempo de nos mudarmos a nós mesmos para podermos imprimir alguma mudança no mundo... Como diz o provérbio chinês:

"Se queres mudar o mundo, dá 3 voltas na tua própria casa!"

As Soluções Ideais já estão a dar as voltas na sua casa... Parabéns Rui e todos os participantes... Os dados estão lançados; Agora é uma questão de continuarmos a fazer a nossa sorte!

2019-06-06

Viagens ao mundo da formação * 2019, Abril/Maio


"Se pensa que a formação é cara, experimente a ignorância"
Benjamim Franklim

As viagens ao mundo da formação de abril e maio de 2019, mantiveram o nível de interesse e de diversidade assinaláveis. 

Como é habitual, houve uma presença em vários clientes e instituições com vários temas a marcar a agenda dos projetos:

* IPN - Instituto Pedro Nunes/ADRACES - Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (Gestão da Inovação)
* J. Soares Correia (uebe.Q: software para sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança, Inovação, …)
* Decriativos (Qualidade)
* Instituto Eneagrama Shalom (Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal)
* Ordem dos Médicos (Comunicação Eficaz em Equipas de Saúde)
* International Enneagram Summit 2019 (O Eneagrama e a Gestão do Tempo)
* Mentores e Tutores (Liderança e Gestão de Equipas)

A acrescentar às formações, existe trabalho de consultoria e auditorias que contribuem igualmente para a melhoria das pessoas e das organizações.

A todos, o muito obrigado.
É sempre um imenso prazer partilhar conhecimentos e experiências e ser honrado com a abertura e a partilha de experiências e conhecimentos.
No final de cada formação, sinto sempre que ganhei imenso conhecimento e bons relacionamentos. Alguns têm ficado para a vida. É muito bom.

Contactem-me para informações nestas áreas.
Contactem-me para manifestar o vosso testemunho sobre as formações.
Contactem-me para proporem desafios para novas formações.

Vejam algumas notas sobre algumas das formações deste período:
Comunicação Eficaz em Equipas de Saúde

Partilho alguns testemunhos que me deixam imensamente satisfeito e com a sensação de dever cumprido.


"O entusiasmo do formador é motivador e certamente um motor para aplicar os novos conhecimentos em prática, na esperança de bons resultados." Rosa Carvalho (Coordenadora USF) * USF Topázio (2019/Abril) Comunicação Eficaz em Equipas de Saúde

"Deveria ser uma formação obrigatória em equipas de saúde." Lara Sutil * Médica

Podem ver outros testemunhos de participantes aqui.
Podem ver alguns serviços que estão disponíveis aqui.
Há igualmente a possibilidade para conceber serviços à medida das suas necessidades.

Podem ver outras viagens aquiaqui ou aqui.

Os meus contactos são para serem usados:
e-mail: pmcpaiva@gmail.com
Telefone: 966.353.017

Até breve!

2019-06-04

Eneagrama e a Liderança...

Eneagrama e a Liderança...

Maio foi um mês rico em aprendizagens e trocas de experiências sobre o Eneagrama.
Este foi o trabalho do último fim de semana de Maio, com um dos maiores especialistas de Eneagrama a nível mundial, Domingos Cunha. Um conhecedor profundo e com uma capacidade enorme de transmitir e partilhar os seus conhecimentos.🏅 Este conhecimento é muito especial e transformador. Faz muito bem aos relacionamentos entre pessoas e à forma como muito se exerce a liderança e/ou se participa em equipas, sejam estas empresas, instituições, famílias, clubes desportivos ou associações. Conhecermos as pessoas que nos rodeiam e a nós próprios é um bem valioso que é cada vez mais reconhecido pelas organizações que trabalham bem e conseguem fazer a diferença.😎😃😃 Quem tem este conhecimento sobre as pessoas deve-o partilhar. Eu estou sempre disponível para partilhar o que vou aprendendo com todos.

Pedro | pmcpaiva@gmail.com

2019-04-15

Comunicação Eficaz em Equipas de Saúde * Ordem dos Médicos: Secção Regional do Centro


A Comunicação é fundamental para a sustentabilidade e eficácia de qualquer equipa.
As dificuldades na comunicação são o principal motivo para os conflitos, para a dificuldade no alinhamento de toda a equipa e para a falta de envolvimento dos elementos da equipa.
Devemos considerar para a excelência na comunicação a linguagem corporal, a voz e o conteúdo da mensagem.
O objetivo da comunicação é fundamental e podem ser usadas técnicas específicas para cada tipo de comunicação. Assim, podemos ter diferentes tipos de comunicação para o interior ou para o exterior. Será útil dominar a arte de realizar um pitch, fazer um discurso persuasivo ou motivacional, dar feedback eficaz a quem nos rodeia, realizar briefings, comunicar a mudança ou más notícias, saber gerir conflitos ou ainda delegar corretamente.
Para comunicar bem? 
Aprender e… treinar, treinar, treinar…

A Ordem dos Médicos, Secção Regional do Centro, sabendo da importância da comunicação para o bom funcionamento das equipas de saúde, quer ao nível do bem-estar de cada profissional, quer ao nível dos resultados obtidos pelas equipas, vem dar a oportunidade dos seus membros para poderem ter um dia de reflexão, debate e experimentação de técnicas relacionadas com a comunicação.


Data: 27 de Abril de 2019
Local: Sede SRCOM, sala Miguel Torga
Limite máximo de participantes: 16

2019-04-05

Viagens ao mundo da formação * 2019, Janeiro/Março 2019








As viagens de janeiro a março de 2019, ao mundo da formação, proporcionaram experiências formativas de variadas e de enorme interesse. Como é habitual, houve uma presença em vários clientes e instituições com vários temas a marcar a agenda dos projetos:
* Coimbra Business School (professor convidado nas Pós-Graduações de Marketing Digital e de Negócios Internacionais)
* IPN - Instituto Pedro Nunes (Gestão da Inovação)
* CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (Atendimento ao Público para profissionais de Saúde)
* Hospital de Santa Maria (uebe.Q: software para sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança, Inovação, …)
* Conservas Ramirez (uebe.Q: software para sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança, Inovação, …)
* Instituto Eneagrama Shalom (Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal)
* Cais Pharma (Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal)
* Novaqui (Gestão da Inovação)
* J. Soares Correia (uebe.Q: software para sistemas de gestão da qualidade, ambiente, segurança, Inovação, …)
* Informesp e Gestluz (Gestão da Inovação)

E assim foi acontecendo durante o ano de 2019.

A todos, o muito obrigado.
É sempre um imenso prazer partilhar conhecimentos com tanta gente e aprender muito com essas mesmas pessoas. É uma troca de saberes absolutamente deliciosa.

Contactem-me para informações nestas áreas.
Contactem-me para manifestar o vosso testemunho sobre as formações.
Contactem-me para proporem desafios para novas formações.

Vejam algumas notas sobre algumas das formações deste período:
Penso logo existo ou comunico logo existo?
Os seus mitos sobre criatividade!

Podem ver alguns testemunhos de participantes aqui.
Podem ver alguns serviços que estão disponíveis aqui.
Há igualmente a possibilidade para conceber serviços à medida das suas necessidades.

Podem ver outras viagens aqui ou aqui.

Os meus contactos são para serem usados:
e-mail: pmcpaiva@gmail.com
Telefone: 966.353.017

Até breve

2019-02-25

Agência Digital Lavva na Coimbra Business School


O Tiago Castro da Agência Lavva esteve na Coimbra Business School, na Pós-graduação de International Business, a partilhar a sua experiência em processos de internacionalização. Tem uma grande experiência e esteve envolvido em vários processos. Quando a Ana Filipa e o Rodrigo Gomes me desafiaram a trazer algumas pessoas interessantes e com experiências inspiradoras, não tive qualquer dúvida que uma dessas pessoas seria o Tiago.

De quando em quando ouço as histórias do Tiago em momentos de boa conversa, completamente informais. Esta foi uma excelente oportunidade para ouvir uma reflexão sobre a forma como geriu os diferentes processos de internacionalização. O grau de informalidade manteve-se a níveis elevados e foi muito bom ouvi-lo a contar várias das suas experiências pessoais em termos de internacionalização com o apoio que deu à algumas empresas, entre as quais, algumas em África na Europa ou em São Francisco. Falou da abordagem aos processos e sobre questões de estratégia e de posicionamento de diferentes empresas, sempre tendo em consideração o país ou zona geográfica onde se pretendia atuar.

Atualmente continua com várias experiências em processos de internacionalização, ajudando empresas suas clientes a conquistar novos mercados pelo mundo fora.  mas desta vez com clientes seus, que estão espalhados por todo o mundo!

O Tiago tem muitas histórias e muito saber acumulado com base nas experiências que foi tendo ao longo da vida... Na mais profunda África ou na futurista São Francisco, com o seu Silicon Valley e todo o ecossistema adjacente, foi ótimo ouvir, aprender e compreender melhor as dificuldades e as maravilhas associadas aos processos de internacionalização.

Se estivesse responsável por fazer um resumo do seminário do Tiago, citaria o próprio Tiago e diria que "Quase tudo se resume a relacionamentos. Afinal somos todos pessoas!“

Seja em processos com clientes, com fornecedores, com parceiros... Seja em Portugal, na Europa, em África, na América ou em qualquer outro local, o relacionamento interpessoal é extremamente importante para que os negócios possam ocorrer. Afinal, fazemos negócios com pessoas antes de fazermos com empresas.

Para saber mais sobre o Tiago, vejam uma caracterização dos colaboradores, num aniversário algures no tempo:

"O Tiago é aquele gajo que chamaríamos de esquizofrénico, maluco, ou outra coisa do género…mas não, isso são apenas alguns traços da sua genialidade! Amante da bola e do bom vinho, o Tiago tem 2 pés esquerdos e produz o pior vinho. Mas, nem tudo é mau. Publicitário de formação, copy por experiência, director de agência, naturalmente. 
Um tipo porreiro que sabe fazer de mau (e bem!) quando tem de ser. Um menino cheio de talentos, portanto!
É o homem do leme na Lavva e será, com toda a certeza, um dos responsáveis pelo maior sucesso da agência.
Hoje, está de parabéns, mas quem a faz a festa somos nós. É bom poder trabalhar com ele e partilhar o dia-a-dia com todas as suas personagens. Parabéns Tiago"


2019-02-03

Quais são os seus mitos sobre criatividade?

Quais são os seus mitos sobre criatividade?
Os que escolho como mais significativos, mais presentes no dia a dia das pessoas e organizações, são os apresentados na figura seguinte:


Há quem pense que a criatividade está associada à inspiração divina, só ao alcance de uns quantos escolhidos pelos deuses... Este pensamento existia no tempo dos gregos e dos romanos, em que havia deuses a quem se pedia inspiração.

No entanto, este tipo de pensamento ficou de tal maneira incrustado no pensamento popular sobre a criatividade que, muitas pessoas se consideram não criativas, ou que a criatividade está ao alcance de apenas uns favorecidos. 

Há boas notícias para gente que pensa assim... A criatividade está ao alcance de todos! 
É nosso dever identificar os mitos, as crenças, as ideias pré-concebidas sobre criatividade e de os desconstruir, de forma a conseguir aproveitar o potencial criativo das pessoas em todas as circunstâncias: família, comunidade, empresa, escola, em qualquer lugar. Todos estes contextos podem ser alvo de melhorias significativas com a transformação da criatividade em inovação.
Com formação, treino e mudança de crenças, podemos melhorar a nossa capacidade criativa. Se houvesse um criatividómetro para medir os níveis de criatividade, poderíamos ver os efeitos surpreendentes que poderíamos obter com a atividade regular de melhoria de criatividade.

Escreva, faça vídeos, crie infra-estruturas adequadas, crie jogos, defina novas formas de se reunir com a sua equipa, faça desenhos, faça cozinhados e bebidas... Experimente sem medos! Poderá não ser um Walt Disney, ou um chefe Chakall, pode não ser um novo Saramago ou um Ricardo Araújo Pereira, poderá não ser um Ole Kirk Kristiansen, um Silva Vieira ou uma Paula Rego, poderá não ser o melhor dos melhores, mas será com certeza muito melhor, muito mais divertido, muito mais produtivo, mais querido pelos seus e quem sabe, mais feliz!

É importante identificar os nossos mitos sobre criatividade, racionalizá-los, desviá-los e tornarmos o nosso pensamento mais produtivo.

Por mim, vou continuar a fazê-lo com as pessoas das empresas e com os alunos com quem me vou cruzando.

Outros artigos sobre criatividade:
Criar implica erro... O erro, quando nasce, é para todos!
A criatividade é realmente importante?

2019-01-23

A Google também tem flops

A Criatividade dá origem a muitas e variadas soluções. Nem sempre são bem sucedidas e podemos enumerar imensos casos. Em culturas organizacionais, as falhas nem sempre são bem vistas. Quem quer acertar à primeira, ou querer que todas as propostas sejam um sucesso, ou andam na lua ou nunca geriram um projeto inovador.
De facto, os gigantes também falham e a Google, um gigante que tem os seus pilares numa inovação que tornou a empresa única (algoritmo do motor de busca), está a mostrar-nos como há soluções que precisam de ser encerradas, fechadas, descontinuadas, paradas, suspensas, ...

Pode ler a notícia original no seguinte link app de mensagens da google começa a ser retirada, ou ler a transcrição a seguir:

"App de mensagens da Google começa a ser retirada este ano

Alguns utilizadores das ferramentas de produtividade G Suite deixarão de poder usar a Hangouts.

Por: Miguel Patinha Dias
A Google veio a público clarificar os planos para a sua app de mensagens Hangouts, a qual falhou em agregar interesse dos utilizadores desde que foi lançada em 2013. De acordo com uma publicação de blogue da tecnológica de Mountain View, a Hangouts começará a ser retirada em outubro de 2019.
Neste primeiro momento, a app deixará de estar disponível para alguns utilizadores do pacote de ferramentas de produtividade G Suite. Assim, é de esperar que a Hangouts venha a ser lentamente retirada, com o encerramento final a acontecer algures em 2020.
Como recorda o Digital Trends, a Google já havia afirmado que não encerraria a app clássica do Hangouts até que todos os utilizadores migrassem para as versões Chat e Meet, pelo que o ‘timing’ exato em que a app será encerrada continuará a ser um mistério."

2019-01-16

50 Regras de Ouro da Gestão ou talvez menos.

Photo by Victor Garcia on Unsplash

Há uns tempos, o jornal Dinheiro Vivo publicou as 50 regras de ouro da gestão.
Fiquei com esse documento visível durante alguns anos para ir lendo formas de ver a vida de pessoas com iniciativa, com vontade de fazer algo diferente.
50 empreendedores, disseram uma frase que poderia ser um lema de vida, ou uma frase norteadora da sua ação.
Agora, em altura de destralhar papelada, deixo aqui as frases que, de alguma forma, têm significado maior:


  • Cria, Inova e Surpreende com experiências únicas e diferentes
  • Move-te pela paixão: Contagia quem está à tua volta
  • Criatividade, persistência, muito trabalho e um sorriso na cara
  • Tem em cada cliente um amigo
  • Faço sorrir? Então tenho um sorriso de volta
  • Gasta pouco na primeira versão do produto
  • Sai do escritório para angariar utilizadores à mão
  • O sucesso do teu negócio só depende de ti
  • Trabalha para o equilíbrio do corpo e da alma
  • Sê rápido e eficiente na resposta
  • Nada vai correr como planeado
  • Perseverança e incansabilidade alimentadas pela vontade
  • Simplifica a comunicação, a logística, o preço e a oferta
  • Falha mais depressa, tenta com mais força
  • o não é garantido
  • Mantém as coisas simples
  • Faz e Partilha
  • Não tenhas medo de vender o teu peixe
  • Acredita no produto
  • Ouve os teus clientes
  • É sempre mais difícil, demora sempre mais tempo e custa sempre mais
  • Leva apenas as pessoas certas para dentro da empresa: talentosas, livres e responsáveis
  • Junta pessoas e ideias 
  • Usa o design como drive do negócio 
  • O masterplan é a pílula do dia seguinte das ideias
  • Sê criativo 
  • Coloca-te sempre no lugar do cliente 
  • Feito é melhor do que perfeito

2019-01-09

Penso, logo existo? ou comunico, logo existo?



O mote para iniciar a aula de Pitching, na Pós-Graduação de INTERNATIONAL BUSINESS | Estratégia, Marketing e Inovação, na Coimbra Business School, foi o apresentado na imagem acima. 

Falámos na importância da comunicação quando se procuram novos mercados. 
Analisámos algumas técnicas de apresentação para potenciar negócios, parcerias ou captura de talentos para um projeto.

Agora, é tempo de pôr em prática os conceitos aprendidos e treinados. 
Em casa, no escritório, nas aulas, com a família, com o cão e o gato, com @s amig@s, em qualquer rua, tasca, praia ou hotel há oportunidades para praticar. 
Pratica... 
Pratica... 
Pratica!
Comunicar é uma constante. 
Comunicar é uma arte.

Desejo que consigam - e eu também - fazer da comunicação não um suplício, mas uma arte!